terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pesquisa científica no Dr. Google? É possível?

          Foi pedido pelo seu professor que realizasse uma busca sobre determinado assunto em periódicos confiáveis e de base científica (Do tipo: Quero que pesquisem em artigos científicos!). Você espertinho, com preguiça de acessar os periódicos da CAPES, digitou o assunto no Google e bateu "ENTER". Será que os documentos emitidos na pesquisa são de confiança?
          De confiança, acredito que a maioria seja, porém os "artigos" de bons periódicos serão poucos. O que sai mais nos resultados são reportagens, notas, textos, e uma infinidade de outros documentos. O pior é que na maioria são muito antigos, e aí já não possuem tanta relevância para sua pesquisa.

          É claro que existem uma infinidade de bases nacionais e internacionais para fazer sua pesquisa (por exemplo o SciELO, ScienceDirect, e muitos outros, porém, o foco deste post é descrever de forma simples como fazer pesquisa científica no GOOGLE.

          Então uma dica simples  é usar o GOOGLE ACADÊMICO. Digo por experiência, sempre consigo ótimos artigos e bem recentes (inclusive do mesmo ano em que a busca), e de forma bem mais rápida que em outras bases.


          ENTÃO VAMOS LÁ, um exemplo prático e ilustrado de como "achar" boas publicações com do Dr. Google:
          Suponhamos que você queira fazer uma pesquisa sobre um surto de doença causada por Salmonella sp, ou qualquer outro assunto do interesse.

1º Passo: Entrar no Google e ir na aba "mais", selecionando a opção"Acadêmico":


2º Passo: Nunca digite direto o assunto que pretende buscar. Use as ferramentas de pesquisa avançada que, são nada mais do que filtros para selecionar o que realmente você busca:

 
3º Passo: Já nas opções de pesquisa avançada, digite o tema do assunto no campo "Encontrar artigos com todas as palavras", selecione a opção "onde minhas palavras ocorrem no título do artigo", na data selecione de preferencia os dois últimos anos para encontrar publicações recentes, e também marque a opção "resultados por página: 100", isso torna a pesquisa mais prática, sem precisar ficar pulando de página. Feito isto faça a pesquisa.

4º Passo: Antes de analisar os resultados, marque ainda a opção "com pelo menos um resumo", isto evita que você perca tempo abrindo trabalhos que na verdade são apenas citações, ou que estão bloqueados para consulta. Fazendo isto, clique em pesquisar e se atente somente naqueles artigos em que aparecer ao lado direito o formato do documento, isto indica que o artigo está disponível para download, caso contrário irá perder seu tempo, pois os artigos estarão bloqueados.

          E aí está, apenas com o Dr. Google você tem sua lista de publicações recentes, de variados periódicos confiáveis e disponível para dowlnoad. O melhor de tudo, de forma rápida e fácil.

DICAS: 
          Faça a pesquisa utilizando os termos em inglês, a variedade de publicações será bem maior, e, caso tenha dificuldade na tradução, ferramentas como o Google Tradutor estão aí disponíveis e podem ser de grande ajuda. Claro que a tradução não é perfeita, mas é possível compreender tranquilamente a leitura.
         Se estiver em casa, esta dica de pesquisa é bem útil, agora se for em uma universidade em que tenha acesso livre aos periódicos CAPES, aí é preferível pesquisar lá, terá mais opções ainda.

         Então caro leitor, mande suas críticas, opiniões e sugestões! Quando tiver mais ideias de post, coloco por aqui.

2 comentários:

  1. Muito bom! Google sempre nos salva!! kk! Desta forma vai ser melhor ainda!
    Flávia S., BH.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Flavinha, a ideia é esta, no último caso ou quando o tempo é curto, o Google realmente salva! Valeu pelos comentários.

    ResponderExcluir