terça-feira, 3 de abril de 2012

Viabilidade sensorial da utilização de açaí (Euterpe oleraceae) e soro de leite na alimentação infantil

TROMBETE, F.M.*; SABAA-SRUR, D.F; ARAÚJO, R.A.B.M; CARDOSO, M.R.V. ; TERÁN-ORTIZ, G. P.

*Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais Campus Bambuí. Faz. Varginha – Rodovia Bambuí/Medeiros - km 05. Caixa Postal 05  - Bambuí - MG  - CEP: 38900-000. Tel.: (37) 34314900   e-mail: felipe_mact@yahoo.com.br
RESUMO
A pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade sensorial da produção de bebidas elaboradas com diferentes concentrações de soro de leite e polpa de açaí, através da aplicação da escala hedônica modificada em um público infantil. Desenvolveram-se duas formulações da bebida utilizando-se polpa integral de açaí tipo fino. A primeira teve proporções iguais de soro de leite:água e, a segunda continha somente soro. A bebida sofreu um tratamento térmico e foi submetida a avaliação sensorial pelo  método da escala hedônica facial com 5 pontos em uma creche do município de Bambuí, MG. Os resultados obtidos foram avaliados através da ANOVA com comparação das médias pelo Teste de Tukey ao nível de significância de 5%. A bebida formulada apenas com soro de leite, isenta de água como ingrediente, foi a que obteve a maior aceitação pelas crianças. Os produtos desenvolvidos apresentaram boa aceitação sensorial, sendo desta forma viável sua produção. Bebidas elaboradas substituindo totalmente a água pelo soro de leite apresentam melhor aceitação (p <0,05) do que àquelas onde a proporção soro:água foi igual.
Palavras-chave: escala hedônica modificada, análise sensorial, Euterpe oleracea

Para ter acesso ao trabalho completo entre em contato com o autor pelo seguinte email:
 felipe_mact@yahoo.com.br

Como referenciar este trabalho:
TROMBETE, F. M. ; SABAA-SRUR, D.F. ; ARAÚJO, R.A.B.M. ; CARDOSO, M. R. V. ; TERAN-ORTIZ . Viabilidade Sensorial da Utilização de Açaí (Euterpe oleracea) e Soro de Leite na Alimentação Infantil. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário